Responsabilidade Socioambiental

Comunidade

Responsabilidade Socioambiental - Coopan

Os filhos das famílias que fazem parte da Coopan recebem acompanhamento pedagógico e vivencial em turno integral na Ciranda (creche comunitária ao lado da Sede da agrovila). As refeições do meio dia acontecem na cozinha e refeitório comunitário. É um momento de encontro diário de quase todas as pessoas, crianças e adultos que fazem parte da comunidade. O mesmo local serve vivências festivas e convívios nos finais de semana.

Houve a necessidade de implantação da escola para os filhos dos trabalhadores, incentivando a freqüência na Escola do Assentamento. Também foi viabilizado o meio de locomoção dos universitários, incentivando assim os jovens a cursarem o nível superior.

Saiba mais em: MST e Jornal de Fato

Muitas atividades comunitárias tem impacto importante na melhoria de qualidade de vida das pessoas que vivem em nossa agrovila. Podemos citar a coleta seletiva, que com a assessoria de profissionais da Universidade Federal do Rio grande do Sul, foi desenvolvido um processo de capacitação para toda a comunidade.

 

 

Responsabilidade Socioambiental - Coopan

 REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA
O cultivo orgânico leva em conta a preocupação com a saúde dos produtores e dos consumidores. Possibilita que o solo e os rios fiquem livres de agrotóxicos.

 

 
 

Responsabilidade Socioambiental - Coopan

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA
A água utilizada com os suínos entra num processo de limpeza e reciclagem, possibilitando sua reutilização.
Saiba mais no site irga.rs.gov.br

 

Responsabilidade Socioambiental - Coopan

INSUMOS ORGÂNICOS
Todas as atividades da Coopan estão organizadas dentro de processos que possibilitam a compostagem da matéria orgânica para o uso nas lavouras.

A utilização dos insumos orgânicos segue as normas estabelecidas pelas orientações das boas práticas de manejo das lavouras de forma ambientalmente sustentável.